anúncio da esa

Valdeci Oliveira espera que sejam esclarecidas quais questões técnicas levaram a ESA para Recife

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Wander Schlottfeldt (Diário)

O final pela disputa da Escola de Sargentos das Armas (ESA) resultou na surpresa de políticos gaúchos que se mobilizaram ao longo dos meses para que Santa Maria superasse as outras duas concorrentes, Ponta Grossa (PR) e Recife (PE). Com o anúncio do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), na quinta-feira, ficou conhecido que a capital pernambucana havia levado a melhor.

O deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) em entrevista ao programa Central CDN 3ª Edição Especial, na noite de quinta-feira, disse que o anúncio feito por meio de vídeo e sem a presença do comando do Exército e do ministro da Defesa, causou estranhamento:

- O final é anunciado por um vídeo do presidente da República, de uma forma rápida, sem dar detalhes. Nem presidente, nem comando do Exército detalharam quais foram os aspectos técnicos que Recife leva em relação a Santa Maria. Respeito a posição do presidente, mas creio, sinceramente, que não há um dado definitivo, apesar da nota do comando do Exército. 

Autoridades locais repercutem decisão sobre a ESA

Agora, ele espera transparência pública sobre os fatores que influenciaram na decisão por questões técnicas.

- Não dá, no meu ponto de vista, para ter apenas uma nota ou uma fala dizendo que foi por questões técnicas. Quais questões técnicas, e quais circunstâncias que levaram à decisão para fora de Santa Maria? Já que havia um sentimento muito concreto por vários setores, inclusive por vários setores do próprio Exército, que a ESA viria para o Rio Grande do Sul - diz Valdeci.

Perguntado sobre a possível interferência de Bolsonaro na escolha, o deputado acredita que sim, embora não se arrisque a cravar de que maneira:

- A decisão, pelo que sei, foi tomada em reuniões do comando e conselho do Exército. Eu achava que o Exército anunciaria. No momento em que o presidente anuncia, não estou achando que não poderia, mas logicamente tem vários conteúdos políticos. Interesses políticos, os quais não sei.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

'Momento de muita frustração e tristeza', reflete coronel Vargas sobre a ESA no Recife Anterior

'Momento de muita frustração e tristeza', reflete coronel Vargas sobre a ESA no Recife

Próximo

Beto Fantinel ressalta união política para atrair a ESA, mas desabafa 'faltou humildade'

Geral